Desfruta da viagem

      São dez e meia da noite. Lá fora, os carros percorrem as estradas, e eu consigo ouvi-los da minha janela. Parece que vão com pressa. Mas para onde? Para onde viajam apressados numa terça-feira à noite? O que há de especial neste dia?

         A brisa fresca da noite recorda-me do calor do teu abraço pelo seu contraste. Nos teus braços, sinto conforto, paz, algo sublime que não consigo expressar por palavras. Mas a brisa deixa-me arrepiada, como se os carros que passam deixassem atrás de si uma corrente de ar invisível.

         Na tua ausência, questiono-me se, como os outros, também andas depressa. Espero que não. Peço-te que não. Desfruta da viagem, de cada percurso que marcas com os pneus no asfalto, nesse contacto que traça uma linha imaginária entre o começo e o destino. Desfruta desse momento.

         Sei que os outros não me ouvem e, por isso, seguem o seu próprio caminho, à sua velocidade, ao seu ritmo. Lá vão, por vezes, apressados em direcção ao trabalho, na hora de ponta mais aguda. E, quando a noite cai, repetem o comportamento, o automatismo de quem quer viver depressa, aproveitando cada segundo e, no entanto, perdendo a magia da viagem, deste percurso único.

         Afinal, o percurso é importante. Não basta chegar ao destino. É preciso ir ao seu encontro, e desfrutar desse processo que é a viagem, e dele retirar o maior prazer.

         Por isso, quando regressares a casa para me confortares com o teu doce abraço, aproveita o caminho que percorreres antes de chegares até mim. Desfruta desse instante que é o presente, e que nunca mais o voltará a ser.

 

Elisabete Martins de Oliveira
25.09.2019

Publicado por

Nascida no dia da Liberdade, trago-a comigo na mente todos os dias. Sou companheira da Natureza, da sua simplicidade e complexidade, e aprecio o seu silêncio e os seus tão magnos sons – especialmente os do Mar. Tenho um encanto pela Música, pela inspiração que me traz para todos os momentos da minha vida. Sou apaixonada por viagens e autocaravanas, e por tudo o que o mundo me pode ensinar. E sou amante da Escrita, aquilo que me define, o mais incrível e deslumbrante modo de vida que consigo conceber.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s