É o momento que importa. Apenas o momento. Não há futuro, nem mesmo o amanhã, que nos seja garantido. Não há certezas que nos amparem. Nada nos garante que o sol nascerá amanhã, apesar de o ter feito até então.
O que verdadeiramente importa é o momento do agora, e como o vivemos. É claro, o futuro está lá, nem que seja nas nossas mentes, e sabemos que pode continuar a estar. No entanto, como não é certo, este torna-se apenas uma possibilidade.
Estamos aqui, no agora, e o que mais importa é que nos sintamos felizes, plenos, realizados. E se algo não fizer sentido para nós, então o que está mal? Muitas vezes, reflicto sobre isto – sobre o que posso mudar na minha vida para que os meus momentos sejam mais aprazíveis. Creio que é esta procura de equilíbrio que traz significado à nossa humilde existência.
Podemos planear sobre onde queremos estar. Se não vivemos uma vida em plenitude, então devemos identificar pontos de mudança e transformar-nos na pessoa que queremos ser. Mas sempre com o intuito de viver um agora positivo.
De nada vale conformar-nos com uma vida vazia e sem sentido. O ser humano tem capacidades ilimitadas e cada um de nós tem um potencial para atingir. Por isso, muda hoje o que não está bem. Transforma-te na pessoa que queres ser – e desfruta de cada momento dessa aventura!
Elisabete Martins de Oliveira
21.01.2020