Dica #23 – Adiciona conflito à tua história

As tuas personagens não são perfeitas. Tal como nós, pessoas, os nossos protagonistas, antagonistas e personagens secundários têm defeitos. Esta é uma componente importante na criação de personagens credíveis e com a qual os leitores empatizem.

E, como todas as pessoas, elas têm conflitos durante o seu percurso de vida. É isso que impulsiona a tua história e dá um propósito para a existência dos teus personagens! São vários os tipos de conflitos que podem afetá-las, e que se inserem em duas categorias:

  • Um conflito interno, centrado numa falha pessoal: por exemplo, lutar com um problema de saúde debilitante (e.g. cancro) ou do foro psicológico (e.g. uma perturbação depressiva);
  • Um conflito externo, em que a ameaça vem de fora: por exemplo, uma guerra, maus-tratos, ou uma perseguição.

Quaisquer que sejam os personagens que habitam a tua história, certifica-te de que vivenciam obstáculos – lutar contra a sua ansiedade; deixar de ter medo de voar para ser piloto da Força Aérea; libertar-se das amarras de alguém violento; matar alguém sem ser apanhado/a.

Lembra-te que os conflitos internos e externos estão intimamente ligados, podendo complexificar mais a tua história. Adiciona conflito e move os teus personagens em direção aos seus objetivos!

E tu, em que tipo de conflito apostas mais nas tuas histórias? Interno ou externo?

Elisabete Martins de Oliveira

05.11.2020

Publicado por

Nascida no dia da Liberdade, trago-a comigo na mente todos os dias. Sou companheira da Natureza, da sua simplicidade e complexidade, e aprecio o seu silêncio e os seus tão magnos sons – especialmente os do Mar. Tenho um encanto pela Música, pela inspiração que me traz para todos os momentos da minha vida. Sou apaixonada por viagens e autocaravanas, e por tudo o que o mundo me pode ensinar. E sou amante da Escrita, aquilo que me define, o mais incrível e deslumbrante modo de vida que consigo conceber.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s