Dica #34 – Supera o bloqueio de escritor

Todos nós já o sentimos: a folha em branco, e nada a escrever. Parece que as nossas mãos estacam e congelam sobre o teclado ou o caderno.

O bloqueio de escritor traz frustração. É certo, nem sempre temos dias bons, mas isso não deixa de nos fazer sentir impotentes. A boa notícia, contudo, é que há várias formas de superar este bloqueio:

  • Afasta-te do perfeccionismo — escreve livremente, mesmo que de uma forma simplificada. Mais vale escrever alguma coisa do que não escrever de todo!
  • Afasta-te da tua história e afasta-a da tua mente;
  • Sai e vai dar um passeio — contempla o cenário em teu redor e permite-te sentir sensações mais agradáveis e distantes da frustração do bloqueio;
  • Foca-te em tarefas que não exijam muito esforço cognitivo — passear o teu cão, passar a ferro, lavar a louça, entre outros.

Experimenta estas estratégias. Vê a que resulta melhor contigo. Se o bloqueio persistir, começa a fazer exercícios diários de escrita para desbloqueares os nós da tua mente. Sempre sem stress e ao teu ritmo. Podes também pedir ajuda a alguém em que confies ou a um mentor.

E tu, já te deparaste com o bloqueio de escritor?

Elisabete Martins de Oliveira

11.05.2021

Publicado por

Nascida no dia da Liberdade, trago-a comigo na mente todos os dias. Sou companheira da Natureza, da sua simplicidade e complexidade, e aprecio o seu silêncio e os seus tão magnos sons – especialmente os do Mar. Tenho um encanto pela Música, pela inspiração que me traz para todos os momentos da minha vida. Sou apaixonada por viagens e autocaravanas, e por tudo o que o mundo me pode ensinar. E sou amante da Escrita, aquilo que me define, o mais incrível e deslumbrante modo de vida que consigo conceber.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s