
Provavelmente, já ouviste alguém dizer que a escrita faz bem à saúde. Se não, e se é a primeira vez que ouves (ou, neste caso, lês algo assim), então vou explicar-te o porquê. Neste artigo, vou partilhar contigo 6 benefícios da escrita. Mas, primeiro, gostava de te perguntar que motivos te vêm à mente para a escrita nos fazer tão bem.
A escrita é um processo que te traz muitos benefícios. Já refletiste sobre eles? Quando te sentares a escrever, atenta ao que te faz sentir bem enquanto passas as tuas palavras para o papel ou para o computador. Concentra-te nas sensações e emoções que o ato de escrever te evoca, e partilha comigo o que descobriste! Vais ficar surpreendido/a com o que descobriste.
Escrever bem é uma competência que se adquire com a prática. Quanto mais praticares, melhor a qualidade do que escreves. E irás reparar nesta evolução de obra para obra — estejamos a falar de textos, contos, poemas ou mesmo livros. O próprio exercício da escrita traz benefícios para o/a escritor/a. Vamos conhecê-los?
1. A ESCRITA ATENUA A TUA ANSIEDADE
Ao colocares as palavras no papel, estás concentrado/a nessa função. A concentração obriga o cérebro a focar as energias nas tarefa e a isolar as distrações à tua volta. Quando te sentes mais ansioso/a, escrever ajuda-te a abrandar o teu ritmo cardíaco e a regular a respiração. A concentração numa única função, que, neste caso, envolve transmitir pensamentos para o papel, permite ao teu cérebro atenuar o turbilhão de emoções que sentes.
Depois de escreveres durante algum tempo, irás notar que te sentes mais calmo/a. Repete este exercício não só quando estás mais ansioso/a, mas também de forma a controlar os teus níveis de ansiedade.
2. A ESCRITA MELHORA A TUA COMUNICAÇÃO
Por vezes queremos explicar um raciocínio oralmente e, por algum motivo, não o conseguimos fazer. Se ao menos, eu escrevesse o que estou a pensar, ela compreenderia. Soa-te familiar? Para mim, seguramente, é. Por escrito, os raciocínios fazem muito mais sentido?
Mas há uma solução!
Ao aumentar o teu vocabulário, a escrita permite-te usar essas palavras para descreveres as tuas experiências, emoções e pensamentos oralmente. Escrever ajuda-te a formular pensamentos mais complexos e a transmiti-los aos outros com maior facilidade — os raciocínios tornam-se mais claros e mais simples de verbalizar.
Por outras palavras, se queres apresentar melhores argumentos e formular linhas de raciocínio mais sucintas, escreve os teus pensamentos para, depois, os comunicares a outras pessoas.
3. A ESCRITA PROMOVE A TUA CRIATIVIDADE
A criatividade é um conceito complexo de definir. Está associado à capacidade de resolução de problemas, à procura ativa de ideias e das relações entre elas, e à materialização de ideias que surgiram na imaginação. De entre várias definições, uma das melhores que encontrei sobre o que é a criatividade foi neste site.
O exercício da escrita ativa a imaginação.
Quando escolhes uma ideia e a decides desenvolver, quer através de um outline, quer através da escrita imediata, despertas o músculo da criatividade: como podes converter essa ideia numa história? Como vais desenhar o arco dramático do teu protagonista? Como vais criar o conflito entre o protagonista e o seu antagonista? Funciona um pouco como ‘uma ideia puxa outra ideia’. Neste processo, podes descobrir o teu lado criativo!

4. A ESCRITA AJUDA A MELHORAR A TUA AUTOESTIMA
Quando escreves sobre os teus pensamentos, ações e emoções, desenvolves o teu autoconhecimento. Durante este processo, começas a perceber padrões nos teus comportamentos e emoções. É um exercício de autodescoberta.
Ao te conheceres melhor, desenvolves um maior controlo sobre o que te faz sentir bem e mal — como?
Conhecendo que gatilhos te fazem sentir triste, quais o que te fazem feliz, e mesmo quais te fazem sentir nostálgico/a. Com este conhecimento aumentado acerca de ti mesmo/a, adquires um maior controlo sobre as tuas escolhas e procuras as situações que contribuem de uma forma positiva para a tua autoestima. Este é um dos mais incríveis benefícios da escrita!
5. A ESCRITA MELHORA A TUA MEMÓRIA
O teu cérebro aprende bem com a repetição — mas aprende ainda melhor se escreveres! E não me refiro apenas a listas de compras ou memorandos, mas também à escrita de ficção e de não ficção.
Quando escreves alguma coisa, a probabilidade de te esqueceres dela é menor. Por exemplo, se manténs uma rotina de escrita e te dedicas ao teu projeto literário todos os dias, conseguirás manter em mente o desenrolar da tua história — mesmo que leias o capítulo anterior para te lembrares de onde estavas, estarás na mesma a exercitar a tua memória.
E isto acontece também na vida, com o envelhecimento. A verdade é que o cérebro precisa de ser estimulado para se manter ativo e saudável, e a escrita, sobretudo a escrita manual, exercita a cognição. Escrever é uma excelente forma de recordar como se junta letras, forma frases, ou mesmo como se escreve um poema ou uma história.
6. A ESCRITA TRAZ-TE CLAREZA
Quando transcreves ideias, objetivos, desejos, interesses ou pensamentos para o papel, estás a materializar conceitos que, até então, apenas residiam na tua mente. Quantas vezes já te perguntaste se queres fazer isto ou aquilo da tua vida? Provavelmente, até já ponderaste as várias opções na tua cabeça. Mas uma coisa é uma ideia abstrata na mente; outra é uma ideia concretizada na folha. Quando se tornam reais no papel, as ideias e os objetivos tornam-se concretos, tangíveis para ti.
Por isso, seja em relação a objetivos futuros ou a ideias que queres transformar em histórias, a escrita permite-te conhecer em que estádio da tua vida ou da história te encontras, e que caminho faz mais sentido seguir. O mais provável é perceberes exatamente o que queres, e se ideia X é benéfica ou não, e quando será possível concretizá-la. Esta clareza permite-te tomar melhores decisões e seguir o rumo que é mais indicado para ti.
Escrever traz-te estes e muitos mais benefícios! A escrita é um exercício contínuo, que envolve muito trabalho e dedicação, uma vez que exige o teu foco e concentração, e também melhora significativamente a tua vida! A escrita permite-te viver uma vida plena, positiva e feliz. Por isso, durante o teu processo de escrita, vive ao máximo a magia que ela te pode trazer!
Já conhecias estes benefícios da escrita? Que outros acrescentarias?