Queres criar narrativas memoráveis para os teus leitores? Sabe como aqui!
As histórias trazem magia para quem as escreve e para quem as lê. E ler é, por si só, uma aventura, em que nos embrenhamos num mundo distante da realidade e nos envolvemos com as personagens que o povoam. Escrever é uma aventura maior, uma vez que temos de imaginar como construir esse mundo e essas figuras que o vão habitar.
Com certeza, já pensaste nesta questão: afinal, para quem é a história que estás a escrever? Será para ti, escritor ou escritora, para a guardares na gaveta? Para a editora? Ou para quem a vai ler? Em primeiro lugar, a história é tua, da tua autoria, e isso ninguém te tira. Foste tu que pensaste nela, a menos que tenha sido escrita em co-autoria. Neste caso, pertence a ambos os autores participantes.
Apesar de te pertencer, todavia, a história é para os teus leitores. E porquê? Porque ela vai passar pela sua aprovação. Costumo ouvir dizer, muitas vezes, que os escritores não vivem sem os seus leitores. Esta afirmação é muito acertada, porque não conseguiríamos sobreviver se não houvesse quem nos lesse. A nossa profissão não seria possível sem os nossos leitores. Se os nossos livros fossem publicados e depois deixados ao abandono, quão triste seria esse cenário?
E quão bom não é ter leitores que apreciem a nossa história? Aposto que, quando publicares o teu livro, quererás que o máximo de pessoas o leia. A sensação de veres os teus leitores a publicar uma review positiva do teu livro nas redes sociais, no Goodreads ou nos sites das livrarias é um sonho tornado realidade para todos os autores.
Como criar uma experiência inesquecível para os teus leitores?
Mas, para isso acontecer, deves pensar nos teus leitores. Quando lês um bom livro e te apaixonas pela narrativa, sentes até que o escritor ou a escritora o escreveu só para ti. É nesse momento que sabes que leste um bom livro. Deves tornar inesquecível a experiência do teu leitor. E o que é que isto significa, na prática?
- Deves contar a tua história de uma forma emocionante, contagiando os leitores com o entusiasmo que tens ao escrevê-la.
- Foca-te no tema principal da história tanto quanto possível. Desenvolve os enredos paralelos com cuidado e torna-os cativantes.
- Pensa na backstory que é verdadeiramente importante para a tua narrativa e não tragas detalhes que não são relevantes ou que o leitor vai ignorar; Traz os elementos do passado que são importantes para a vida das personagens nesta história.
- Não te estendas muito nas tuas descrições – descreve o cenário de forma a conseguires situar o leitor no contexto. Evita descrições demasiado longas, que duram páginas. Alterna essa descrição com diálogo, ação ou reflexão.
- Investe o teu tempo na complexidade das tuas personagens – lembra-te que, tal como os seres humanos, os personagens situam-se numa linha contínua entre o bem e o mal. Não existe preto e branco, nem na vida, nem na ficção.
Em que fases deves pensar nos leitores?
Durante o processo de revisão, em que te irás concentrar em aprimorar todos os aspetos da tua narrativa, poderás pensar nestes pontos. E, não te preocupes, porque não estás sozinho ou sozinha neste percurso! Podes sempre pedir ajuda a leitores-beta, a mentores e a revisores, e avaliar a sua experiência de leitura! O feedback que receberes destas primeiras leituras será fulcral para conheceres os pontos fortes e fracos da tua narrativa, por isso, valoriza-o bem!
Se a experiência dos teus leitores for positiva, começarás a ganhar uma boa reputação. Na prática, isto significa que, numa próxima vez, a probabilidade de quererem ler o teu livro será maior! Por isso, torna o teu livro na melhor versão que ele conseguir ser e vê a alegria dos teus leitores converter-se numa ânsia por mais! E, sobretudo, diverte-te neste processo magnífico que é escrever histórias a partir da tua imaginação!
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